Acredito que valores como amor e companheirismo são ingredientes essenciais para um bom relacionamento entre alunos e professores e, conseqüentemente, a chave para o aprendizado.
Poucos, porém, conseguem ter autoridade sem agirem de modo autoritário e ao mesmo tempo respeitarem o entusiasmo de seus alunos.
Muitos encaram seus alunos apenas como números na lista de chamada, e não como pessoas com medos, angústias e sonhos.
Mas você, buscou criar uma relação de troca de conhecimento e de harmonia na sala, sempre com muita competência ,tanto em relação ao conteúdo quanto à didática.
Em muitos momentos, você mostrou a todos, que o professor não pode permitir que a sala se transforme em uma bagunça, sem comando, apenas para ser “legal”. Mas sim, que disciplina, assim como o respeito, se conquistam e não se impõem, e que o aluno, quando percebe que o professor é comprometido com a educação e é competente, vai se comportar de modo mais responsável.
Ao observar suas aulas, sempre admirei o clima leve, a disciplina com respeito conquistada, e autoridade sem autoritarismo. Você, prepara seus alunos para a vida os ensinando além do universo do conhecimento, valores. Certa vez, li uma frase que dizia que não bastava aos jovens que fossem amados, era preciso que soubessem que eram amados e que por isso, não se pode imaginar uma educação que não priorize os valores essenciais. Pode ter certeza, que suas aulas sempre foram, são e serão um terreno fértil em que as sementes de um novo tempo florescem.O professor é um instigador, ou um pouco mais: um problematizador. O professor é maestro e, ao mesmo tempo, um lapidador cuidadoso de diamantes. Um professor é, enfim, um sonhador.
Desde criança, sempre teimei em ensinar. Dava aulas para minhas primas e amigas, e até para as bonecas. Quando um pouco mais crescida, ensinava e dava reforço aos colegas de sala.
Nessa época, conheci mulheres e homens mais do que especiais nessa minha peregrinação de estudante, e agora me encontro estudando para ser uma profissional da área, com a sorte de ter você como coordenador de meu curso, e possibilidade de me tornar um dia como estes.
Embora você seja para grande parte do mundo anônimo, iluminou a minha mente e histórico de aluna. Saiba que para mim, você é muito mais que um bom professor, é um exemplo, e que foi e é um prazer sem igual ser sua aluna. Você me ensina a cada dia que para ser professor, tem que se gostar disso, gostar de viver, amar, e alimentar isso a cada dia. Queira Deus, que um dia eu consiga transformar minhas aulas em um lugar sagrado, prazeroso e profundamente desafiador, como foram e são as suas aulas para mim, pois então, terei certeza de que minha missão de educadora estará sendo bem cumprida.
À este magnífico profissional e amigo, meu carinho, admiração, respeito e amor.