Ao ver alguém no altar, você não consegue segurar as lágrimas? Quando ele diz que está apaixonado, elas brotam pelo seus olhos? Na hora da despedida, você desaba? Até beijo de novela e propaganda de yogurt fazem com que você se desmanche? Se você é assim, chora por qualquer coisa, com certeza já ouviu aquelas frases que todos os homens adoram: "Mulher chora por tudo", ou "Você é uma manteiga derretida".
Antes que as lágrimas brotem do seus olhos de raiva, saiba que choramos não só porque temos apenas os cromossomos "XX", mas porque geralmente mostramos mais nossos sentimentos.
Forma de desabafo e alívio para uns ou sinal de fraqueza para outros, chorar é uma das principais manifestações do ser humano. Desde o nascimento, o choro serve como via de comunicação necessária entre bebês e seus pais, uma vez que as crianças, por falta do recurso da fala, derramam lágrimas para expressar dor, fome ou outros sentimentos.
O que acontece, é que nossa educação é muitíssimo diferente da dada para homens, pois para eles, demostrar sentimento é “sinal de fraqueza”. Na verdade, os homens não sabem muito bem como administrar seus sentimentos, não foram educados para isso. E, eles também não sabem, que ser uma Maria-mole tem suas vantagens.
Sempre que choramos nos sentimos aliviadas, mais calmas e relaxadas. O fato de podermos demonstrar sentimentos, leva-nos a rir, chorar, falar, enfim, a manifestarmos todo e qualquer sentimento de forma mais natural e positiva. Além disso, o choro pode ser uma charmosa arma de sedução, por apresentar de alguma forma, a necessidade de carinho e atenção.
Eu, chorona assumida, coloco para fora coisas que ficam guardadas, situações que me tocam, que me alegram, filmes, novelas, momentos angustiantes, de medo e é esse, em muitos casos, o caminho que eu encontro para bloquear a raiva.
Além disso, a emotividade das mulheres tem uma influência que os homens não são capazes de entender, a hormonal. Não é por acaso que 10 entre 10 mulheres geralmente ficam mais sensíveis no período pré-menstrual ou durante a gravidez, quando as taxas hormonais estão em constantes mudanças no organismo, e embora esse comportamento normalmente seja visto como uma fraqueza feminina, chorar só traz benefícios.
Isso mesmo! Chorar faz bem, alivia a angústia e libera a tensão. Azar dos homens, que têm que bancar os durões em todos os momentos. Talvez seja por essa mania que os “fortões” necessitem de colo da mãe, da mulher, da amiga, em momentos de aflição, ou de correrem loucamente atrás de uma bola, xingarem no trânsito e se entupirem de trabalho.
Cada um escolhe um caminho para liberar sentimentos... então...
Está feliz? Triste? Chateada com aquele João Guilherme que Traiu a Maria na novela mexicana? Nervosa? Ansiosa? Gorda? Chore à vontade!